•  

    REGIÃO DO DÃO

    Dão é terra de vinhos, de história e de contrastes. O acidentado do terreno, circundado por um conjunto de grandes serras que o protegem das influências exteriores (a poente a serra do Caramulo, a sul a luxuriante Buçaco, a norte a serra da Nave e leste a imponente Serra da Estrela), que constituem uma importante barreira às massas húmidas do litoral ou aos agrestes ventos continentais.

    O minifúndio e a exuberante vegetação com verde de todas as tonalidades que vai alternando com a rocha granítica, contribuem para o quase anonimato da vinha na paisagem. No entanto, as videiras estão lá plantadas em cerca de 20 000 hectares, onde as gentes do Dão aproveitam as excelentes condições edafo - climáticas para explorar a sua ancestral aptidão agrícola.

    A rede hidrográfica da região caracteriza-se por um traçado rígido indicando um ajustamento claro à estrutura do relevo por onde correm três rios - o Dão, o Mondego e o rio Alva – sendo o rio Dão e o Mondego os principais, cujos cursos apresentam um grande paralelismo enquanto percorrem todo o maciço granítico.

  • 1

CONHEÇA E SABOREIE OS NOSSOS VINHOS!

Morada
Areal - Apartado 2
3520-061 Nelas
Telefone
232 944 243
Fax
232 945 004
Mail
geral@vinicola-nelas.pt