•  

    HISTÓRIA

    A Vinícola de Nelas S.A surgiu da audácia de um grupo de amigos beirões que no ano de todos os perigos em 1939, resolveram criar uma empresa de vinhos que permitisse comercializar os vinhos do Dão por todo o mundo.

    Em 1939 foi construído um armazém que permitiu a compra de vinhos aos pequenos produtores da Região Demarcada do Dão, para serem tratados e engarrafados por forma a serem exportados através de ferrovia para os Aliados e para o Eixo durante os anos da Segunda Guerra Mundial (1939-1945).

    Face ao estado depressivo do continente europeu, no pós guerra a Vinícola de Nelas viu-se na contingência de apostar no mercado colonial nomeadamente em Angola e Moçambique, Cabo Verde e Guiné Bissau por forma a escoar os seus vinhos.

    Durante as décadas de 50 e 60 estes mercados foram essencialmente consumidores de vinhos a granel.

    Com o advento do desenvolvimento económico das colonias, começou a verificar-se nas mesmas uma apetência por vinhos engarrafados, indo de encontra este anseio a Vinícola de Nelas decidiu criar uma filial em Angola a Vinícola Africa. Esta filial permitiu expandir para todo o mercado africano os vinhos da Vinícola de Nelas.

    No ano de 1974 ocorre o 25 de Abril, Portugal democratiza-se e iniciasse o processo de descolonização, tendo como consequência direta, a perda dos mercados africanos, bem como, uma grande instabilidade no mercado interno.

    Em resultado desta transformação que o pais sofre a empresa depara-se com o desafio de conquistar novos mercados de forma a manter a sua viabilidade financeira, tendo apostado fortemente no mercado norte-americano e alemão.

    Na década de 90 com o fim do monopólio cooperativo da transformação de uvas em vinho a empresa investiu, num moderno centro de vinificação, que lhe permitiu fazer face a uma procura cada vez maior de vinhos de qualidade, passando a controlar todo o processo enológico.

    Na mudança do milénio a empresa investiu na área agrícola plantando 12 ha de vinha. Passando a ter a possibilidade de controlar na íntegra todo o processo produtivo, produzindo vinhos das suas próprias uvas, posicionadas num patamar de superior qualidade – “QUINTA DAS ESTRÉMUAS”.

  • 1

CONHEÇA E SABOREIE OS NOSSOS VINHOS!

Morada
Areal - Apartado 2
3520-061 Nelas
Telefone
232 944 243
Fax
232 945 004
Mail
geral@vinicola-nelas.pt